domingo, 17 de junho de 2012

Deus da Carnificina

Atenção: contém spoilers

Carnage-2011-Movie-Poster

Quando criança apanhei de um colega de escola. Ele me deu um soco nas costas, me deixando sem ar. Eu tinha cerca de 10 anos, 1,40m e uns 40 kg. Talvez menos. Ao chegar à escola, todos os professores, meu pai e o pai do menino ficaram indignados com a situação. Afinal, eu era menor, mais frágil e, meu Deus, uma menina. Acontece que, se fossemos analisar com cuidado a cena, voltar para ela take por take, veríamos a pequena Paloma batendo no menino com um galho e cortando o seu rosto. Se voltássemos mais um pouco, veríamos esse mesmo menino xingando a menina. E assim continuaria para sempre, sem nunca descobrirmos quem foi o verdadeiro culpado. Mas a resposta é mais simples do que aparenta: Ninguém. Isso porque crianças são assim, elas se xingam, se batem, gritam e chutam, mas no dia seguinte, lá estava meu amigo e eu (sim, porque ele era meu amigo) brincando juntos no pátio da escola.

Em Deus da Carnificina, o novo filme de Roman Polanski, temos uma situação parecida, apresentada do ponto de vista dos pais de dois meninos que brigaram em um parque. De uma conversa educada a uma situação constrangedora e violenta, os dois casais usam a briga dos filhos para mascarar seus próprios problemas. O filme começa e termina com cenas externas dos dois meninos. Na primeira, vemos Ethan e Zachary brigando no parque, ao longe, sem saber ao certo qual o motivo de tal briga. Na segunda, vemos os dois juntos brincando alegremente. E no ar fica a pergunta: quem são as verdadeiras crianças?

a-single-man3

Essa infantilidade adulta faz parte do nosso cotidiano há tanto tempo que nem paramos para questioná-la. É algo normal. Neste filme vemos quatro pessoas trancafiadas dentro de um apartamento, tentando resolver um problema que na realidade não existe, sem conseguir se desvencilhar de seus próprios preconceitos. Penelope (Jodie Foster) se preocupa com os problemas da África, mas compra um buquê de flores caríssimo para impressionar seus visitantes. Seu marido Michael (John C. Reilly) tenta posar de bom, mas não se importa em matar o hamster de estimação da filha. Alan (Christoph Waltz) tenta resolver o problema das crianças, ao mesmo tempo em que parece se importar mais com o seu emprego do que com sua família. E Nancy (Kate Winslet) aparenta ser o modelo ideal de esposa e mãe, mas se nega a aceitar os defeitos do filho e de seu próprio casamento falido.

500full

Apesar da ótima direção e excelente roteiro, o ponto alto do filme fica nas mãos dos quatro atores, cujos papéis parecem ter sido feitos sob medida para eles. Suas atuações marcantes e viscerais deixam o espectador irrequieto, se identificando com aqueles personagens sem querer que isso aconteça. É muito mais fácil negar nossos próprios defeitos do que abraçá-los. É muito mais fácil jogar na cara dos outros os defeitos deles do que admitir que nós também somos humanos falhos. Deus da Carnificina é a história de quatro pessoas incapazes de agirem como verdadeiros adultos e tão mergulhados em suas mentiras e contradições que nem ao menos entendem qual é o verdadeiro problema.

jodie-foster-john-c-reilly-kate-winslet-and-christoph-waltz-in-carnage-2011-movie-image

Carnage (2011)
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Roman Polanski, Yasmina Reza
Elenco: Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz, John C. Reilly

4 comentários:

Leticia disse...

fiquei com mais vontade de ver ainda!!

Paloma Rodrigues disse...

Acho que tu vai curtir! Ele é bem agoniante hahaha Vou ser obrigada a dizer aqui o que não consegui falar na crítica: achei o filme bem parecido com "Who's Afraid of Virginia Woolf?".

Só que (momento confessionário), eu não gosto de WAVW. Eu amo o cinema do Mike Nichols, mas nesse filme a ideia não é tão bem explorada assim. Me parece que vai mais pro lado da briga em si do que para o interior dos personagens.

Mas né... Polanski é Deus. E se eu tivesse 13 anos, totalmente transaria com ele.

Leticia disse...

me-do

Paloma Rodrigues disse...

Hahahahhahahahaa!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...