quinta-feira, 1 de março de 2012

O Artista

The-Artist-Poster-400x533

Levei três semanas para conseguir começar esta crítica. E quatro dias para acabar de escrever. O principal motivo foi não conseguir expressar em palavras o que senti ao assistir a um filme tão belamente produzido como este. A entrega do Oscar acabou por me inspirar e aqui estou eu. O Artista foi o grande ganhador da noite, levando cinco Oscars, incluindo o principal: Filme, Diretor, Ator, Trilha Sonora Original e Figurino. Ao ver o filme de Michel Hazanavicius ser reconhecido pela Academia, me senti em outra época, uma época onde cinema era muito mais do que simples efeitos especiais e ação descontrolada.

2-artist

O filme acompanha o surgimento dos filmes falados e a consequente queda dos atores e atrizes que não conseguiram se enquadrar neste novo estilo. George Valentin (Jean Dujardin) é um astro do cinema mudo que não consegue encontrar sua voz e por isso acaba por ser atirado ao esquecimento. Peppy Miller (Bérénice Bejo), ao contrário, está apenas começando uma carreira bastante promissora e se torna uma grande estrela. Os dois se amam, apesar disso nunca ser proferido em cena, e Peppy segue George em seu declínio, sempre agindo como o anjo da guarda de seu amigo.

bflv7i8kqrvuhrh5ut4ct07x8

O filme capta a emoção, inocência e beleza dos filmes clássicos e traz para o século dos efeitos especiais, perseguições, tiros e 3D, a verdadeira magia do cinema. O Artista foi gravado em preto e branco, com enquadramento clássico (1.33:1) e mudo. Traz no papel principal um ator francês bastante talentoso, cheio de expressões faciais e corporais, além de um sorriso que lembra muito Gene Kelly. Michel Hazanavicius não se prende apenas aos filmes mudos, também viaja por toda a história do cinema em pequenos detalhes, como a participação de Malcolm McDowell, astro de Laranja Mecânica, e referências a Um Corpo Que Cai, de Alfred Hitchcock.

Cada cena é um tributo, cada momento uma carta de amor e cada movimento uma viagem emocionante de volta ao passado.

the-artist-uggie-jean-dujardin

The Artist (2011)
Direção: Michel Hazanavicius
Roteiro: Michel Hazanavicius
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller, Missi Pyle, Beth Grant, Malcolm McDowell

Um comentário:

Carol disse...

Passa lá no meu blog e ver as novas postagens, pf!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...