terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Invenção de Hugo Cabret

images

Aqui está um belo filme que homenageia o cinema e entretém ao mesmo tempo. Com A Invenção de Hugo Cabret, Martin Scorsese mostra seu amor pelos filmes e o que o trouxe até aqui. Certa vez, alguém comentou que o trabalho de Georges Méliès em nada tinha a ver com os filmes produzidos hoje em dia. Na época, fiquei sem palavras para descrever o quanto havia odiado tal comentário. Se esta conversa tivesse acontecido hoje, diria apenas “Assista Hugo”.

hugo scorsese

É inegável a influência que o cinema mudo possui, desde as obras de arte criadas por Méliès e do expressionismo de Murnau e Lang , até as comédias de Buster Keaton e Charlie Chaplin. Com seu novo filme, Scorsese instiga cinéfilos a irem em busca das origens do cinema e a não menosprezarem aqueles que foram os responsáveis por toda sua magia.

O filme é belíssimo visualmente e mereceu os cinco Oscars técnicos que ganhou (Efeitos Visuais, Fotografia, Direção de Arte, Edição Som e Mixagem de Som). Afinal, não poderíamos esperar menos de um filme que fala sobre Georges Méliès. Mas fica claro porque não ganhou os prêmios principais da noite (que foram todos entregues para O Artista). Hugo está longe de enquadrar entre os melhores filmes do diretor e poderia se focar muito mais no cinema do início do século XX, e poderia terminar logo após a homenagem a Méliès. Além disso, me incomodou bastante ver um filme que se passa na França, berço do cinema, e todos os personagens terem sotaque inglês.

hugo

Ao terminar de ver Hugo, não sai pensando em como Martin Scorsese é um bom diretor. Não, para isso tenho Taxi Driver (1976), Os Infiltrados (2006) e A Ilha do Medo (2010). Sai do cinema querendo rever os filmes de Georges Méliès. Scorsese é um ótimo diretor, mas Méliès era o verdadeiro gênio.

Hugo (2011)
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: John Logan
Elenco: Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz, Sacha Baron Cohen, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Christopher Lee, Helen McCrory, Michael Stuhlbarg, Jude Law

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...