quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Tomboy

images

Laure (Zoé Héran) se veste como menino, brinca com outros garotos e corta o cabelo curto. Ela se muda para um condomínio com a irmã mais nova (Malonn Lévana), o pai (Mathieu Demy) e a mãe grávida (Sophie Cattani). Tentando fazer amizade com as crianças do prédio, Laure conhece Lisa (Jeanne Disson) que a confunde com um menino, então ela finge se chamar Michaël.

O filme é uma bela fábula sobre as dificuldades da infância, do crescer e se encontrar. A história se foca nas crianças (nenhum adulto tem nome) e no seu dia-a-dia durante aquelas férias de verão. Laure/Michaël é uma personagem muito bem construída e Zoé Héran é uma atriz bastante promissora, encarando com perfeição tanto o lado feminino quanto o masculino de Laure. A menina não se sente como as demais garotas da sua idade (até sua irmã de seis anos é mais feminina do que ela) e não se sente bem no papel que a sociedade lhe obriga a exercer.

Seus pais parecem ser bem abertos e compreensivos com ela, mas quando a personalidade de Laure “sai” de dentro das quatro paredes do apartamento, seu pai não toma partido (como a maioria dos pais cinematográficos) e sua mãe tenta “consertar” o que a filha fez, para que a sociedade não os julgue. Quem realmente apoia a menina é sua irmã Jeanne, que fica do seu lado custe o que custar. A menina compreende a natureza de Laure muito melhor do que os adultos. Ela ama sua irmã pelo que ela é e não pelo que os outros esperam que ela seja.

Tomboy é uma história sobre uma criança tentando descobrir quem ela é e onde ela se encaixa no mundo. Um retrato muito bem construído de como a sociedade prepara as crianças desde pequenas para serem adultos conservadores e retraídos. Laure não escolheu ser assim. Ela o é e só será feliz quando as pessoas a sua volta aprenderem a respeitar isso.

Tomboy

Tomboy (2011)
Direção: Céline Sciamma
Roteiro: Céline Sciamma
Elenco: Zoé Héran, Malonn Lévana, Jeanne Disson, Sophie Cattani, Mathieu Demy

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...