segunda-feira, 20 de junho de 2011

Um Festival Fantástico em Porto Alegre

cartaz_fantaspoa_2011

Entre os dias 01 e 17 de julho, acontece em Porto Alegre a 7ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico, o Fantaspoa. O festival é uma realização da Fantaspoa Produções e da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre com o apoio da Casa de Cinema. As sessões ocorrem na Sala PF Gastal, no Santander Cultural e no CineBancários.

A ideia de promover um festival que trouxesse à capital gaúcha filmes de ficção científica, horror e fantasia, dos mais diversos lugares do mundo, nasceu em 2005 e tornou-se realidade com o apoio da Casa de Cinema de Porto Alegre. “A ideia de começar o Fantaspoa surgiu pela carência de festivais de cinema do gênero no Brasil e, também, após a percepção de que festivais de cinema exibem em suas programações pouquíssimas obras de gênero, apesar da considerável produção mundial dessas”, diz Nicolas Tonsho, curador do festival.

Nicolas conta que, para um filme ser selecionado, seja ele inscrito por seu diretor ou convidado para participar do festival, precisa passar por uma análise da equipe do Fantaspoa. “Determinamos alguns critérios como roteiro, direção, fotografia e elencamos notas para cada filme. A partir disso, comparamos nossas avaliações e a programação vai se definindo.É um processo bastante demorado e árduo. Discutimos bastante antes de definir qualquer filme”, completa Nicolas.

Este ano, o festival será aberto pelo filme A Noite do Chupacabras, seguido de debate com o seu diretor Rodrigo Aragão e a produtora Mayra Alarcón. Para o encerramento, o diretor americano Jim Mickle estará apresentando seu filme de vampiros Stake Land. O festival também contará com a presença do diretor italiano Lamberto Bava, homenageado desta edição. O diretor participará de debates com o público durante a Mostra Retrospectiva Bava, que acontecerá entre os dias 5 e 8, às 21h15, no CineBancários. Serão exibidos oito filmes do diretor e oito filmes dirigidos por seu pai, Mario Bava, um dos maiores representantes da era de ouro do cinema de horror da Itália.

O festival também trará, no CineBancários, cursos e workshops de cinema fantástico, além de mostras competitivas de curtas-metragens, brasileiros e internacionais. Nos dias 2, 3, 9 e 10, das 9h às 13h30, Carlos Primati e Marcelo Severo estarão ministrando o curso Expressionismo Alemão e os Primórdios do Horror. Também das 9h às 13h30, nos dias 16 e 17, acontecerá o Workshop de Animação em Stop-Motion, com o diretor italiano Stefano Bessoni. As mostras competitivas acontecem dia 2 e 3, com sessões às 15h, 17h e 19h. Serão exibidos 15 curtas-metragens brasileiros e 40 internacionais.

A programação completa do Fantaspoa, com preços e horários será divulgada em breve no site do evento.

A Noite do Chupacabras

Fantaspoa
CineBancários: Rua General Câmara, 424, Centro
(51) 3433.1200
Santander Cultural: Rua Sete de Setembro, 1028, Centro
(51) 3287.5550
Sala PF Gastal: Av. Presidente João Goulart, 551, Centro (Usina do Gasômetro)
(51) 3289.8137

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...