terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Caça às Bruxas

Atenção: contém spoilers

Season-of-the-Witch

Como foi que Nicolas Cage passou de um ator bom para um "guilty pleasure" (algo que faz com que você se sinta culpado por gostar)? Tenho certeza de que algum dia ele fez algum filme bom... As lembranças são vagas, mas existem. O que aconteceu com o ator de Adaptação, O Senhor das Armas, Os Vigaristas, Um Homem de Família, Cidade dos Anjos e tantos outros? Tenho certeza de que o vi, em algum lugar, em Kick-Ass! Quem é esse ser que gosta de pousar ao lado do fogo usando Mullets?

Caça às Bruxas é mais uma prova de que Cage precisa de uma intervenção urgente. Alguém precisa ajudá-lo a sair dessa vida de filmes ruins e previsíveis, que só servem para fazer com que a carreira dele seja destruída. As gerações futuras não saberão quem é Nicolas Cage. Minhas sobrinhas irão se referir a ele como "aquele cara que está em todos os filmes ruins". E elas jamais saberão quem é esse homem:

nicolas_cage_moonstruck

Porque, para elas, esse é o verdadeiro Cage:

Ziegfeld Theater

Behmen (Cage) e Felson (pelo amor de Deus, Ron Perlman, você fez Ladrão de Sonhos!) são dois cavaleiros cruzados, que perdem a fé depois que se dão conta de que mataram mulheres e crianças. Claro que eles só se dão conta disso depois de inúmeras mortes, quando uma mulher morre em câmera lenta. Mas o que importa é a intenção.

reservoir_dogs-worlds_smallest_violin

Os dois tentam se esconder em uma cidade onde um Christopher Lee em fim de carreira pede para que os dois levem uma jovem, que foi acusada de bruxaria, para ser julgada por monges. Ela pode ser a verdadeira causa da peste negra e apenas o livro de algum santo que não me lembro o nome poderá salvar a humanidade.

Season-of-the-witch-pic-1

  Why, Christopher Lee, whyyyyyyyyy?

O filme até poderia ser divertido se não fosse pelo fato de ser tão óbvio e ter detalhes absurdos que nem mesmo uma bruxa poderia explicar. Se ela precisa chegar ao monastério, porque não vai sozinha? Se ela é tão poderosa, porque não se solta da prisão?

season-of-the-witch-2

Por que ela salva o garoto quando ele vai cair do penhasco? Por que o roteirista acha que as Cruzadas foram no século XIV, quando todos sabem que elas aconteceram entre os séculos XI e XIII? Por que esse filme se passa na Europa, se todos os personagens têm sotaque americano? Por que a frase do filme é "Nem todas as almas podem ser salvas", se a menina possuída se salva no final? Por que o filme alega que certas cenas se passam na "costa da Estíria", se a Estíria nem costa tem? Por que as pessoas que são contaminadas pela peste negra ficam parecendo os mutantes de Viagem Maldita? Será que ninguém sabe que esses não são os sintomas da peste? E como é que a garota diz que ela irá narrar os acontecimentos do filme, pois ela estava lá e sabe o que aconteceu, se segundos antes ela disse que não se lembrava de Behmen?

nicolas-cage-gritando

O diretor de Caça às Bruxas é Dominic Sena, que também dirigiu dois filmes dos quais gosto bastante: A Senha: Swordfish e Kalifornia. Ele conseguiu fazer um filme totalmente implausível, mas com bons efeitos especiais e com uma bela direção de arte. O ideal é entrar na sala de cinema e encarar a tela com um olhar vazio e mergulhar nos seus próprios pensamentos. Acredite, o filme em sua cabeça vale muito mais a pena.

Season-of-the-Witch

Season of the Witch (2011)
Direção: Dominic Sena
Roteiro: Bragi F. Schut
Elenco: Nicolas Cage, Ron Perlman, Claire Foy, Christopher Lee

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...