sábado, 20 de novembro de 2010

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos

vocevaiconhecerohomem_2

Alfie (Anthony Hopkins) e Helena (Gemma Jones) acabaram de se separar depois de um casamento de quarenta anos, e ele agora está planejando se casar com uma ex-prostituta. Sua filha, Sally (Naomi Watts), está tendo problemas com o marido Roy (Josh Brolin), que se sente atraído pela vizinha Dia (Freida Pinto). Greg (Antonio Banderas), chefe de Sally, também está passando por um momento difícil em seu relacionamento e acaba tendo um caso com uma amiga de Sally, sem saber que sua empregada está apaixonada por ele. Para completar, Helena vai buscar conforto com Cristal (Pauline Collins), uma cartomante nada charlatã.

you_will_meet_tall_dark_stranger_28-650x431

Nesse intrincado jogo de amor, Woody Allen nos leva mais uma vez para dentro de sua mente neurótica e pessimista. O crítico José Carlos Avellar diz que os filmes agem como uma lente que corrige o foco, tornando a imagem mais nítida para a plateia. Quando assistimos a um filme, vemos o mundo através dos olhos das personagens. Em um filme de Woody Allen, vemos o mundo através de seus olhos – ou, melhor dizendo, de seus óculos. O diretor, ator e roteirista “criou em torno de sua imagem, em torno daquele personagem miúdo, de voz igualmente miúda, de óculos grandes e olhos bem abertos e espantados uma forma cinematográfica”, diz Avellar.

20090513-woody-allen

Levando isso em consideração, podemos dizer que Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos mostra que a racionalidade sempre perde quando luta contra a sentimentalidade. Todos os personagens, com exceção de Helena, agem segundo a razão, mas sem pesar as consequências dos seus atos. Quase como um ser desajeitado, que sempre faz o que deve fazer, tentando quebrar alguma regra.

Alfie quer ter um filho, por tanto procura uma mulher que possa dar isso para ele, sem levar em consideração os seus sentimentos pela esposa. O mesmo vale para Sally e Roy. Os dois se importam apenas com seus objetivos (ela, ter filhos; ele, escrever um livro). Já Helena, transtornada com o final de seu longo casamento, decide deixar seu futuro nas mãos de uma cartomante, que não sabemos se é ou não verdadeira. Com isso, Helena se deixa levar pelo destino que as cartas lhe revelam. Ela não se importa se a decisão que está tomando é a mais racional. Ela só se importa em como se sente (e se sentirá) com tal ato.

you-will-meet-a-tall-dark-stranger

Este é um filme deprimente, ao contrário das duas últimas obras de Woody. Nos três, temos personagens sem rumo, mas com grandes diferenças. Em Vicky Cristina Barcelona, depois de muitas reviravoltas, ninguém chega a lugar algum. Em Tudo Pode Dar Certo, o mau humor de Boris se torna a chave para a sua evolução. E nesse, a racionalidade age como um impedimento e acaba por mais atrapalhar do que ajudar.

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos ensina que não fazer nada e deixar que as coisas fluam no seu ritmo talvez seja a melhor a se fazer, no final das contas.

You-Will-Meet-a-Tall-Dark-Stranger-Photo-1

You Will Meet a Tall Dark Stranger (2010)
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Gemma Jones, Pauline Collins, Anthony Hopkins, Naomi Watts, Josh Brolin, Freida Pinto, Antonio Banderas, Lucy Punch

3 comentários:

Juliano Moreira disse...

Me deixou nervoso pelos personagens fazerem tudo errado com suas vidas. :-P
Ele é quase o oposto do Tudo Pode dar Certo, apesar de ter a temática pessimista de sempre.

Engraçada como esta última foto do post lembra Harry Potter. hehe
Harry Potter e o enigma do pessimismo. :-D

Paloma disse...

Harry Potter e o Enigma do Roteiro Bem Escrito!

Anônimo disse...

[url=http://www2.tunglo.mlc.edu.tw/moodle/user/view.php?id=1083&course=1]Birthday Party Supplies[/url]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...