quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Show de Truman, O Show da Vida

truman

Imagine se você pudesse ter uma vida de cinema perfeita e maravilhosa. Todos a sua volta são confiáveis, não existe violência, todo mundo é feliz. Só existe um porém: nada disso é real e milhões de pessoas no mundo inteiro assistem seu cotidiano sendo transmitido 24 horas por dia na televisão, sem que você saiba.

Essa é a vida que Truman Burbank (Jim Carrey) leva desde que nasceu. Truman foi escolhido entre vários bebês para participar de um reality show que mostra o seu dia a dia, e acabou virando uma mania mundial. Todos estão de olho nos seus primeiros passos, no seu primeiro beijo e no dia de seu casamento. Todos compram mercadorias com seu rosto estampado. Todos choram junto com ele. Truman, é claro, não sabe que sua família, amigos e esposa são atores contratados, que os produtos que consomem são patrocinadores e que sua cidade (cercada de um vasto mar) nada mais é do que o maior cenário já construído na história da televisão.

Jim Carrey é Truman

No mundo de Truman, Christof (Ed Harris), o criador do programa, é Deus. É ele quem controla vida de todos lá dentro, é ele quem diz se irá chover ou fazer calor, é ele que decide se Truman fica feliz ou triste. O que faz de Truman especial é que ele é único fator real desta equação de mentiras criada por Christof.

Ed Harris é Christof

O Show de Truman é uma crítica sarcástica da sociedade que vivemos, que se preocupa mais com a ficção do que com a realidade. Passamos, assim, como os homens da caverna de Platão, observando as sombras da vida ao invés de viver de verdade. Ter os seus quinze minutos de fama, como diria Andy Warhol, é mais importante do que qualquer coisa – até mesmo dignidade, como podemos ver em reality shows como Big Brother e afins.

Turma da Mônica também é cultura

Imagino que quando Guy Debord (lá em 67) lançou seu livro La société du spectacle, não imaginava que a coisa chegaria a tal ponto, com pessoas vendendo até a alma para aparecer na televisão. Truman ganha o público por ter exatamente aquilo que falta nas pessoas de hoje em dia: ingenuidade. Ele não quer ser famoso, apenas o é. Seu único objetivo de vida é ser feliz. Aqui, ser ingênuo não significa ser bobo, e sim autêntico e puro. Uma pureza que nenhum programa de televisão é capaz de nos dar. Falta autenticidade no mundo.

Somos bombardeados diariamente com notícias sensacionalistas e muitas vezes enfadonhas, que não nos permitem escolha. Uma notícia é revirada de tantas maneiras que é impossível achar alguém que não saiba nem ao menos um detalhes sobre aquilo. São as vacas espalhadas pela cidade, os mineiros saindo do buraco, o personagem da novela morrendo, as eleições e, quando você se dá conta, já não sabe mais nem quem é. O quê? Tem uma vaca morrendo dentro de uma mina no Chile enquanto concorre para a presidência?

Get it? Or maybe it was just another asshole

Ao assistir o filme com meus colegas de aula, o comentário geral foi “Coitado, está sendo enganado”. Não acredito que ele seja um coitado. Talvez, ao olhar o filme, devamos nos dar conta de que os coitados somos nós. Truman leva uma vida perfeita, cheia de regalias. Ele está sendo enganado? Sim, está. Mas nossa caverna é muito pior do que a dele. Nosso mundo é violento, sujo e estamos nos matando sem nem nos darmos conta. Aceitamos o mundo como ele nos é apresentado.

O Show de Truman é um filme maravilhoso e triste, muito bem dirigido e com uma das melhores atuações de Jim Carrey. O único problema é assisti-lo e continuar com os olhos vendados. Como diria Christof “eu dei a Truman a chance de levar uma vida normal... o mundo, o lugar onde você vive, é que é um lugar doentio”.

The Truman Show
The Truman Show (1998)
Direção: Peter Weir
Roteiro: Andrew Niccol
Elenco: Jim Carrey, Laura Linney, Noah Emmerich, Natascha McElhone, Holland Taylor, Ed Harris, Paul Giamatti

4 comentários:

leli disse...

simply marvelous! :)

Juliano Moreira disse...

Nenê! Esse aí já é parte da tua mono! =D

Te puxou no " equação de mentiras", heim?

Te amo!

Anônimo disse...

This link provides information on how to reach state insurance regulators that can help to provide state-specific information relating to car, homeowner, ... http://insuranceinstates.com/arizona/Phoenix/Anderson%20Norman%20L%20CLU%20ChFC/85020/

@danimascolo disse...

Eu adoro este filme!
Melhor ainda é Eternal Sunshine of the Spotless Mind ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...