sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Inacreditável Circo Chileno dos Super Mineiros Malabaristas do Dr. Midiático

Novecentas e trinta e uma notícias nos últimos trinta dias. Isso dá, em média, trinta e uma notícias e meia por dia. Esse foi o número de matérias capturadas nos principais meios de comunicação brasileiros a respeito do resgate dos mineiros chilenos. Presos a seiscentos e vinte e dois metros de profundidade desde o dia 05 de agosto deste ano, os trinta e três mineiros foram resgatados após 23h de trabalho.

O fato gerou uma profusão de reportagens de todos os tipos e gêneros. A Folha Online criou uma página especial no site, com dados do resgate e perfil de cada um dos mineiros. A Discovery Chanel realizou um documentário a respeito, Enterrados Vivos, que deve passar ainda hoje (28/10) no canal. O resgate, que ganhou ares de evento glamouroso, foi um dos momentos mais acompanhados de todos os tempos na internet, tendo mais de 5,3 milhões de espectadores. Comoções nas redes socias, matérias jornalísticas dramáticas e até mesmo rumores de um possível filme. Esses mineiros tiveram direito a tudo. Menos a luz solar e água em abundância.

A vida de trinta e três pessoas (sem contar seus familiares) transformada em um verdadeiro circo.

Com certeza foi a internet, devido a sua rapidez, que melhor cobriu o acontecimento. As matérias não se mantiveram apenas nos editorias internacionais, dando um ar onipresente ao fato: todos, em todos os lugares, falaram sobre o assunto. Uma das matérias mais absurdas a respeito foi, com certeza, a postada no site Ego, da Globo, no dia 18 de outubro:

Raio X de estilo: Os mineiros do Chile estão ligados na moda ou a moda neles?

Macacão, tendência safári, sapatos estilo clogs, cores neon e óculos descolados. As tendências já estão nas passarelas e nas ruas.

Os mineiros resgatados semana passada no Chile viraram assunto no mundo todo. Inclusive quando se fala de moda... Os uniformes e assessórios dos trabalhadores - cores, tecidos e modelos - já há algum tempo vêm aparecendo nas passarelas internacionais.

A moda cáqui ganha força total neste verão, disputando os holofotes com a febre neon. Macacões devem vir com tudo e até os óculos escuros usados pelos mineiros para voltar à superfície podem virar moda...

O EGO propõe uma brincadeira fashion, com raio-X do estilo ‘mineiro do Chile’, versus o que já se usa por aí. Confira!”

O resgate teve uma enorme importância, com certeza, mas são matérias como essas que acabam por ridicularizar a vida humana, nos transformando em meros animais de zoológico. Mostra que, quando uma história é narrada incessantemente, acaba se tornando enfadonha e até mesmo ridícula.

O que será que é mais importante: a futilidade da calça cáqui que poderemos usar com “força total” no verão ou a vida destes trinta e três sobreviventes?

O problema não é a mídia agendar algo. Muito pelo contrário. Muitas vezes é através deste agendamento que pessoas que normalmente não têm acesso a mais de uma mídia podem se atualizar dos acontecimentos globais. Não, esse não é o problema. O problema é falar a mesma coisa todos os dias, todas as horas e banalizar a vida alheia. A mídia trata as notícias como uma criança trata uma piada engraçada. Ela narra de mil formas diferentes, a mesma histórias, até os seus ouvidos sangrarem.

2 comentários:

Juliano Moreira disse...

Ai, mas não teve fotinho, doutor Midiático! =/
Por que não!?

EU QUEEEEEEERO!

Pri Zorzi disse...

Essa matéria do Ego é ridícula. Aliás, o Ego é ridículo. O site, não a instância psíquica.

Dou um mês pra terem bonequinhos dos mineiros chilenos a venda nas lojas para crianças e fantasias de mineira sexy para o Halloween. Depois disso, a moda expira e perde a graça.

(se fossem mineiras mulheres, um ano depois uma delas posaria para a Playboy para estender seus 15 minutos de fama)

O problema é essa necessidade que a mídia tem de transformar tudo em espetáculo, o que acaba por transformar todos os envolvidos em meros objetos, desconsiderando o fator humano da questão - sem o qual, por sinal, o desastre com os mineiros nem seria digno de nota.

E pelo menos tinha os escândalos das eleições pra competir com as atenções da mídia no período...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...