segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Curso: “Woody Allen – Fora de Quadro”

Woody - logo final_thumb[3]

Comediante, ator, diretor, roteirista e músico, Woody Allen é recordista de indicações ao Oscar de Melhor Roteiro (são 14 no total). O Allen cineasta é mestre em transportar para celulóide os mais singelos e emocionantes sentimentos presentes nos relacionamentos humanos, sempre com extrema competência. Ainda assim, consegue ser um dos comediantes mais extraordinários ainda atuantes, devido ao senso de humor inteligente, ácido e irônico presente em toda sua filmografia.

Para um cineasta que se coloca e se expõe tanto em sua obra, quando é o momento de criar um filme em que não aparece? Quando contar uma história em que você próprio, já um ícone, uma persona preestabelecida no imaginário de qualquer plateia, não é relevante? Como Allen toma essas decisões e por quê? Quais são os padrões (se é que existem) de suas histórias que não têm sua presença?

O curso “WOODY ALLEN – FORA DE QUADRO”, ministrado pelo crítico José Carlos Avellar vai tratar de todas estas questões relacionadas ao cineasta que filma comédias pontuadas por inteligência, filosofia, sarcasmo e um incondicional amor por Nova York.

Woody 2_thumb[3]

“HOLLYWOODY”

O cinema de Woody Allen se expressa através da imagem que resulta desta brincadeira simples, desta montagem, fusão ou jogo de palavras: Hollywood + Woody Allen. Mais ou menos à margem do cinema industrial dos Estados Unidos tal como produzido em Hollywood, o cineasta foi buscar no cinema europeu alguns pontos de referência para a criação de uma narrativa e de sistema de produção próprio. O objetivo do curso é analisar como Woody Allen inventou uma outra Hollywood só para ele.

CONTEÚDOS:

Encontro 1: Woody e seus duplos
Primeiro ele inventou um personagem. Depois, outros iguais a ele ou pelo menos da mesma família de deslocados sonhadores, sensíveis, inventivos, mas incapazes de se adaptar ao mundo competitivo e povoado de vencedores que existe em volta deles. E finalmente, inventou histórias para contar estes personagens e logo um modo de narrar em que a câmera se comporta como se fosse conduzida por um destes personagens. O cinema de Woody Allen talvez tenha realizado uma operação inversa à de Zelig, personagem que altera sua figura para adaptar-se ao cenário ou fragmento de história em que se encontra: cenário, história, narrador, tudo se ajeita ao personagem.


Encontro 2: O mundo irreal de Woody
Com frequência repete-se nos filmes de Allen uma ameaça a qualquer personagem momentaneamente feliz da vida: você ainda vai cair no mundo real. Aqui e ali o encanto frágil, mas capaz de dar uma nova razão de viver, aparece num filme, num gesto de um comediante, numa melodia que o personagem descobre mais ou menos ao acaso. Quer nas comédias quer nos dramas repletos de ironia, o encanto de viver resulta de um periódico refúgio que protege seus personagens do mundo real, menos como uma fuga e mais como um reforço necessário para retornar ao mundo real.

Os dois encontros serão ilustrados com fragmentos de filmes de Woody Allen ao lado de outros de cineastas europeus como Ingmar Bergman, Wim Wenders e Alexander Kluge.

José Carlos Avellar

Crítico de cinema, com trabalhos em obras coletivas como: “Cine Documental en América Latina”; “Os Anos 70, Ainda Sob a Tempestade” e “Hacer Cine”. É autor, entre outros, de “O Chão da Palavra, Cinema e Literatura”; “A Ponte Clandestina” e “O Cinema Dilacerado”. Curador do Festival de Cinema de Gramado. Textos de José Carlos Avellar estão publicados no site: www.escrevercinema.com

Woody 3_thumb[3]

Curso “WOODY ALLEN – Fora de Quadro” – de José Carlos Avellar
Datas: Dias 9 e 10 de outubro de 2010
Horário: Das 9h30 às 12h
Local: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Andradas, 959 – P. Alegre – RS)
Investimento: R$ 95,00
Material: Apostila e Certificado de participação
Informações: cenaum@cenaum.net / Fone: (51) 9101-9377
Para fazer sua inscrição CLIQUE AQUI

Um comentário:

Juliano Moreira disse...

Ebas! Neste eu vou! =D

Que venham os óculos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...