quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Aprendiz de Feiticeiro

aprendiz-de-feiticeiro-poster-eua-cage

Balthazar Blake é um mestre feiticeiro e aprendiz do grande mago Merlin. Dave Stutler é um estudante de física na Universidade de Nova York. O caminho dos dois se cruza quando, nos anos 2000, Dave acaba indo sem querer até a loja de Balthazar e este descobre que o rapaz é um feiticeiro também. Não apenas isso... Dave é o feiticeiro que deverá substituir Merlin! O mago decide treiná-lo para que juntos derrotem o arquiinimigo de Balthazar, Maxim Horvath, e salvem o mundo.

Dirigido por Jon Turteltaub (diretor de Lenda do Tesouro Perdido), O Aprendiz de Feiticeiro traz Nicolas Cage (Kick Ass) no papel de Balthazar Blake e Jay Baruchel (Como Treinar o Seu Dragão) como o jovem Dave. No papel do vilão Maxim Horvath está Alfred Molina (Frida). O roteiro é de Matt Lopez, Doug Miro e Carlo Bernard.

Não é coincidência o título ser o mesmo do clássico curta metragem integrante do filme Fantasia, que trazia Mickey como um aprendiz de feiticeiro atrapalhado. O filme homenageia o curta, tendo até mesmo uma cena com Dave e algumas vassouras mágicas. Mas, ao contrário do clássico da Disney, O Aprendiz de Feiticeiro não tem o mesmo charme nem a mesma originalidade.

O filme é incrivelmente piegas e óbvio. A atuação de Nicolas Cage está péssima e em nenhum momento me convenceu de que aquele homem que eu via na tela era um mago milenar e sábio. Ele estava mais para roqueiro bêbado do que para qualquer outra coisa. Isso tem sido uma constante na carreira de Cage nos últimos anos, com exceção de Kick Ass e Adaptação. Gosto bastante dele, mas parece que ele está cada vez mais distante de atuações memoráveis e filmes fantásticos, tendo participado de muitas produções medíocres (ou deploráveis). Pior que isso... A impressão que passa é que Nic Cage tem feito o mesmo filme, várias e várias vezes!

cage6_thumb[4]

Sabe aquele filme com o Nicolas Cage, onde ele precisa resolver um mistério e passa o filme todo correndo e/ou fazendo uma cara intensa e séria? Aquele filme que, no pôster, tem ele com cabelo comprido e um fogo...

nicolas-cage-knowing-film-poster1_thumb[3]

Minha teoria é que alguém está tentando colocar fogo nele e por isso ele fica pulando de pôster em pôster, tentando escapar.

Mas, voltando ao filme. Para não ser completamente injusta, devo citar que o longa tem algumas piadas engraçadas e até mesmo explicações para coisas banais, que muitos outros roteiristas acabam deixando de fora por acharem que são uma “perda de tempo”.

Em certa cena, Dave é perseguido por lobos que Horvath criou a partir de um calendário. Dave acaba caindo nos trilhos de um trem, mas é salvo a tempo por Balthazar, que transforma os lobos em filhotes e tira Dave dos trilhos segundos antes do trem passar. O que me veio à cabeça era o que havia acontecido com os filhotes... Haviam sido eles esmagados pelo trem? Segundos antes de o trem passar, a câmera revela que os lobos voltaram a sua forma original (papel). Coisas pequenas, mas que no fim fazem diferença.

O filme não é de todo ruim e deve agradar fãs de filmes de fantasia, principalmente as crianças. Material de Sessão da Tarde, com certeza.

the-sorcerers-apprentice-trailer-9-12-09-kc_thumb[3]

The Sorcerer's Apprentice (2010)
Direção: Jon Turteltaub
Roteiro: Matt Lopez, Doug Miro e Carlo Bernard.
Elenco: Nicolas Cage, Jay Baruchel, Alfred Molina, Monica Bellucci

2 comentários:

Paloma disse...

Antes que alguém fale alguma coisa, gosto bastante do Nicolas Cage. Só sinto falta da época em que ele fazia filmes fodões. :-D

Juliano Moreira disse...

Idem!
Apesar do Tesouro Perdido não ser tão ruim assim, não se compara com a qualidade de 8mm e os Trapaceiros.

:-E <-- Nicholas Cage em (insira um título)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...