quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Fantástico Sr. Raposo

220px-Fantastic_mr_fox

Do mesmo diretor de Os Excêntricos Tenenbaums (2001) e Viagem a Darjeeling (2007), Wes Anderson, chega em DVD no Brasil a animação em stop motion O Fantástico Sr. Raposo. O filme é baseado no clássico infantil escrito por Roald Dahl, escritor de Charlie e a Fábrica de Chocolate.

Mr. Fox (George Clooney) é uma raposa que ganha a vida roubando granjas. Quando descobre que sua esposa (Meryl Streep) está grávida, ele larga a vida de ladrão e vira colunista do jornal local. Mas Mr. Fox não consegue controlar o animal selvagem que vive dentro dele e decide roubar os três fazendeiros mais poderosos da região: Boggis (Robin Hurlstone), Bunce (Hugo Guinness) e Bean (Michael Gambon). Isso dá início a uma guerra entre os animais da floresta e os humanos, que querem sua vingança pelos roubos de Mr. Fox.

Esse é a primeira animação de Anderson e é um filme leve e engraçado, mantendo as características principais dos filmes do cineasta: famílias problemáticas, idiossincrasia, discussões existenciais e personagens absurdos e irreverentes, mas ao mesmo tempo muito humanos. O filme se distância das animações dos dias de hoje, coloridas e cheias de ação. Os tons de marrom e laranja que permeiam pelos cenários entram em sincronia com os diálogos e piadas inteligentes, com o roteiro bem estruturado e com as atuações realistas e simplesmente perfeitas.

Anderson fez questão de gravar todas as falas fora do estúdio, preferindo gravar em florestas, sótãos, estábulos e até mesmo embaixo da terra para dar um ar mais natural aos diálogos. O resultado são falas cheias de espontaneidade e a sensação de se estar dentro do filme, acompanhando de perto o drama daqueles animais que só querem poder se alimentar e viver em paz.

Um filme fantástico, simples assim.

mr-fox-2_thumb[4]
Fantastic Mr. Fox (2009)
Direção: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson, baseado em um livro de Roald Dahl
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Bill Murray, Eric Chase Anderson, Wallace Wolodarsky, Michael Gambon, Willem Dafoe, Owen Wilson, Wes Anderson, Robin Hurlstone, Hugo Guinness, Brian Cox, Adrien Brody

4 comentários:

Juliano Moreira disse...

Super elenco, heim? E o filme totalmente negligenciado no Brasil. Ê lele!
Quero muito assistir. Acho que esse ano deve acabar com boas animações.
Mary & Mas, Ponyo e agora esse.

Pri Zorzi disse...

Bonito template, quem foi que fez? :D

Paloma disse...

Os créditos estão no final da coluna :-D

Leli disse...

fiquei com mais vontade ainda de ver! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...