sexta-feira, 18 de junho de 2010

Um Homem Sério

left

É raro um filme causar tanto efeito em mim quanto este causou. Os irmãos Coen, dos excelentes Fargo e Queime Depois de Ler (e do péssimo Matadores de Velhinhas) estão a frente da direção de Um Homem Sério, filme que relata uma história envolta em uma maldição invisível. É essa maldição que permeia todos os seus 106 minutos e não deixa o espectador descansar por nenhum momento.

Com ótimas atuações de atores praticamente desconhecidos e um roteiro extremamente inteligente e bem formulado, o filme não é para quem gosta só de Blockbusters, e quem vai esperando algo cheio de respostas dadas de graça pode se decepcionar. Talvez esse seja o maior triunfo de Joel e Ethan: fazer um filme que te obrigue a pensar depois que sai da sala e que te conecte com os personagens, sentindo o que eles sentem.

O filme é extremamente intelectual e baseia sua história nos princípios da física quântica e no paradoxo do gato de Schrödinger, representando a vida sob os aspectos da incerteza e da dualidade. Um Homem Sério é arrebatador e enigmático, e um dos melhores filmes dos irmãos Cohen.

a-serious-man-877480l

A Serious Man (2009)
Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Roteiro: Ethan Coen, Joel Coen
Elenco: Michael Stuhlbarg, Aaron Wolff, Richard Kind, Fred Melamed, Sari Lennick, Jessica McManu

7 comentários:

Pri Zorzi disse...

É interessante que lendo teu texto dá pra ver que tu adorou o filme sob todos os aspectos, mas eu não tenho a MENOR idéia sobre o que ele é, hahaha! Mas esse quero ver certo!

Paloma disse...

Eu fiz de propósito ;)

Juliano Moreira disse...

E é a melhor maneira de se ver ele. Saiba nada!

Leticia disse...

Eu só ouvi crítica ruim sobre esse filme, mas como sempre, Paloma saves the day!

Pri Zorzi disse...

aeee /o/
apesar de nao curtir tanto o amor custa caro e matadores de velhinhas, nao tem nada dos coen que eu realmente nao goste. esse aí nao ta entre meus preferidos também, mas é bom demais mesmo.

e queime depois de ler é o primeiro filme deles que vou ter que apresentar pra zorzi, depois o grande lebowski e barton fink. (eu nao sou a zorzi, só to usando o pc enquanto ela faz as unhas =P e também nao sei onde ficam alguns acentos, enfim )

e esse filme pra mim tem 3 momentos fantásticos: o inicio (em outra época), o sonho e o final.

Paloma disse...

Pois é, é beeem óbvio o porquê das pessoas não gostarem... Mas né, eu sou esperta.

Paloma disse...

Tri que eu comecei a ler o comentário do Thiago e pensei "nossa! Alguém comentou fingindo que é a Zorzi!!!!!"

hahhahahah

Ah, sim... Eu não lembrava qual era o outro filme deles que eu não gosto... Amor custa caro... Eu fui ver esse filme no cinema com a minha vó hahaha

E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? é muito legal!! E eu nunca vi Barton Fink, vou tentar baixar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...