sábado, 12 de junho de 2010

O Golpista do Ano

I-Love-You-Phillip-Morris-poster_510

Steven Russell (Jim Carrey) tem uma vida excelente, um casamento feliz e um ótimo emprego no departamento de polícia. Até que um dia sofre um acidente que o faz ter uma revelação: ele precisa parar de mentir e assumir que é gay. Ele decide levar uma rotina nova, extravagante e cara e para sustentar este estilo de vida, faz de tudo, até cometer fraudes e golpes. Ele acaba preso e na prisão conhece Phillip Morris (Ewan McGregor), um jovem delicado e gentil, por quem se apaixona.

O Golpista do Ano é baseado no livro-reportagem do jornalista Steve McVicker, Eu te amo, Phillip Morris. O livro conta a história real de Steven Jay Russell, uma lenda da história presidiária. Entre os anos de 1993 e 1998, Steven fugiu quatro vezes da prisão, tendo até mesmo se passado por juiz para diminuir o valor da fiança.

O filme é bom, mas com certeza não é o melhor da filmografia de Jim Carrey (astro de filmes como Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Ace Ventura). As cenas, algumas vezes, são tão exageradas que acabam confundindo, como se o roteirista estivesse com pressa para narrar a história de uma vez. Apesar disso, diverte muito e tem momentos memoráveis, como quando Steven está para ser preso e sua esposa pergunta se os golpes e a homossexualidade dele têm algo em comum (lembrando um pouco as notícias sobre o Shopping Nova Olaria e o Cine Guion).

O ponto alto é Ewan McGregor, que interpreta o personagem título com muita graça e convence muito como rapaz ingênuo e romântico. Ewan, por sinal, também está excelente no drama político Escritor Fantasma ao lado de Pierce Brosnan (Mamma Mia!), onde também faz o personagem título.

O filme fez um grande sucesso no Festival de Sundance, em 2009, mas por causa de seu conteúdo, acabou tendo a estréia adiada diversas vezes. O motivo se mostrou verdadeiro (apesar de a decisão não fazer muito sentido). Na sessão que fui, muitas pessoas saíram da sala antes que ele acabasse e outras reclamaram do conteúdo. O título em português não ajuda, muito menos o pôster brasileiro com cara de filme pastelão.

O Golpista do Ano

A comédia é dirigida por Glenn Ficarra e John Requa e traz um grande apelo para o público brasileiro, já que conta com a presença do ator Rodrigo Santoro, como um dos namorados de Steven, Jimmy Kemple. O ator já participou de outras produções estrangeiras, como a série Lost, e os filmes 300 e Simplesmente Amor.

o golpista do ano i love you phillip morris eu te amo phillip morris 2010 maxxxime 02

I Love You Phillip Morris (2009)
Direção: Glenn Ficarra e John Requa
Roteiro: Glenn Ficarra e John Requa
Elenco: Jim Carrey, Ewan McGregor, Rodrigo Santoro, Leslie Mann

3 comentários:

Pri Zorzi disse...

Fiquei curiosa pra ver, mas mais pelo elenco do que por qualquer outra coisa. O título não ajuda muito, mas francamente, quem vai no cinema deveria se informar minimamente sobre o que vai ver.

E o Santoro fala??? Hahahaha!

Juliano Moreira disse...

Sim, ele fala! =D

E o filme é muito bom! Lembra muito o Pegue-me se for Capaz.

Leticia disse...

pois é, de tanto tempo que a gente esperou esse filme e com a decepção do titulo, eu já tava esperando que o filme fosse não muito genial tb.... quero verrrrr, tendo o Jim não tem como ser ruim!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...