terça-feira, 1 de junho de 2010

LazyTown

Análise Crítica da Série LazyTown

Um Sonho

LazyTown é uma série musical de televisão criada pelo islandês Magnús Scheving, em 2004. Tudo começou com uma série de livros infantis, escritos por Sheving para motivar crianças a praticarem esportes e comerem comida saudável. Os livros fizeram tanto sucesso que acabaram ganhando espaço na televisão.

A série ficou famosa mundialmente e, apesar de ter existido por apenas duas temporadas, gerou um impacto gigantesco além dos limites da televisão e de seu país de origem.

Camisetas, cadernos, adesivos, entre outros, estampam a marca LazyTown Entertainment. A empresa Fisher-Price lançou uma linha de brinquedos com os personagens principais. No Reino Unido, foi lançada uma revista mensal de atividades, com pôster, histórias em quadrinhos, dicas de jogos, brindes e instruções de dança. Além disso, foram lançados livros, trilhas musicais e organizadas apresentações teatrais, o LazyTown Live.

Por fim, a série originou uma revista eletrônica chamada LazyTown Extra, que passa no canal CBeebies, no Reino Unido. O show mostra os personagens em pequenas esquetes e reportagens.

Tudo isso graças a um sonho de Sheving de ajudar e educar crianças, para que estas tenham uma vida mais saudável, ativa e feliz.

fisher-price-lazy-town-action-figure--action-sportacus

 O Criador

Magnús Scheving nasceu em 1964, em Reykjavík (lê-se Reiquejavique), capital da Islândia. Scheving é um ginasta mundialmente premiado, além de produtor, diretor, escritor e ator. Antes de ficar conhecido por interpretar o personagem principal de LazyTown, Sportacus, já era famoso em sua terra natal. Produziu vários programas de televisão e teve seu próprio Talk Show, onde mostrava seu talento para a comédia e para a comunicação.

Ele costumava viajar por vários países, dando palestras e oficinas sobre saúde. Sempre indagado por pais sobre a saúde de seus filhos, Scheving decidiu voltar seu trabalho para o público infantil. Em 1991, criou uma série de livros tratando sobre o assunto. Estes livros viraram best-sellers e ganharam inúmeras adaptações musicais para o teatro.

Em 2004, estreou na CBS a versão televisiva dos livros. Scheving é o criador e a alma de LazyTown.

Ele é casado e tem três filhos. Em 2010 participou do filme Missão Quase Impossível, ao lado de Jackie Chan.

magnus-scheving23

A Criatura

A história se passa em uma pequena cidade chamada LazyTown. Stephanie se muda para lá para viver com seu tio e prefeito da cidade, Milford Meanswell. A garota tenta fazer amizade com as outras crianças, mas descobre que este vai ser um trabalho muito difícil, já que todas são preguiçosas e nunca querem brincar ao ar livre.

Apavorada, Stephanie recorre a seu tio, que lhe aconselha chamar Sportacus 9, um super-herói que costumava ajudar os moradores da cidade. Acontece que 9 está aposentado e quem vem ajudar é Sportacus 10, que se descreve como um “herói, ligeiramente acima da média”. Ele logo faz amizade com a menina e os demais residentes da cidade, os ensinando a importância de se ter uma vida saudável.

Mas um antigo morador de LazyTown, Robbie Rotten, fará de tudo para impedir que Sportacus não mude o estilo de vida dos habitantes da cidade.

O show mistura atores com bonecos e animações em CGI.

Os Humanos

Sportacus (Magnús Scheving) O super herói “ligeiramente acima da média” ajuda os habitantes da cidade em seus afazeres diários e em qualquer problema que surge. O personagem é a alma da série, já que é em volta dele que a história se desenvolve. A “kryptonita” de Sportacus é o açúcar, que o deixam em uma espécie de coma. Ele incentiva as crianças da cidade a se alimentarem corretamente e a praticarem esportes, sempre inventando uma nova maneira de fazê-los se divertir. Suas três regras são: comer corretamente, fazer exercícios e dormir cedo.

clip_image002clip_image004

Stephanie (Julianna Rose Mauriello) A menina age como ajudante de Sportacus em sua eterna batalha contra a preguiça. Está sempre tentando ensinar as crianças a serem elas mesmas e a conquistarem seus sonhos.

clip_image002[5]clip_image004[5]

Robbie Rotten (Stefán Karl Stefánsson) O vilão preguiçoso da cidade levava uma vida tranqüila até Sportacus aparecer. Cansado do barulho que as crianças fazem enquanto brincam e de LazyTown não ser mais uma cidade “lazy” (preguiçosa), Robbie tenta de tudo para derrotar Sportacus e o mandar para bem longe dali. O personagem se assemelha muito ao Dr. Pompeu Pompilho Pomposo (Pascoal da Conceição), da série brasileira “Castelo Rá-Tim-Bum”, pois está sempre usando fantasias que deixam evidente sua identidade, mas nunca ninguém nota.

clip_image006clip_image008

Os Bonecos

clip_image002[7]

Ziggy (comandado e dublado por Guðmundur Þór Kárason, dublagem brasileira feita por Pedro Alcântara) Está sempre comendo doces (até sua casa é feita de doces!), mas faz um esforço para comer coisas saudáveis, já que quer ser como Sportacus quando crescer.

 

clip_image004[7]Stingy (comandado e dublado por Jodi Eichelberger, dublagem brasileira feita por Fábio Lucindo) Sua frase favorita é “É meu!”. O personagem egoísta e mimado nunca quer dividir nada com as outras crianças e precisa aprender como ser mais altruísta.

 

clip_image010Trixie (comandado e dublado por Sarah Burgess, dublagem brasileira feita por Melissa Garcia) Trixie está sempre aprontando. Adora pregar peças nos outros e desenhar bigodes nas fotos do prefeito. Está sempre tentando ser a líder do grupo e por isso briga muito com Stingy.

 

clip_image008[5]

Pixel (comandado por Ron Binion e dublado por Julie Westwood e Kobie Powell, dublagem brasileira feita por Orlando Viggiani) O principal problema de Pixel é também sua maior qualidade. O menino é ótimo em computação e videogames. Está sempre jogando ou então inventando aparelhos mirabolantes. Suas invenções, muitas vezes, servem para se livrarem de Robbie. O problema é que Pixel não se exercita nem vê a luz do dia.

 

clip_image002[9]Prefeito Milford Meanswell (comandado e dublado por David Matthew Feldman, dublagem brasileira feita por Luiz Laffey) Como seu próprio nome diz, Meanswell é cheio das boas intenções. Ele é tio de Stephanie e foi ele quem a encorajou a pedir ajuda à Sportacus. Ele é apaixonado por Bessie Busybody.

 

clip_image006[5]Bessie Busybody (comandado e dublado por Julie Westwooddublagem brasileira feita por Zaíra Zordan) É a personagem mais non-sense da série. Ela raramente participa de forma ativa na história e sempre aparece fazendo coisas banais, como tomar banho de sol ou falar no celular. Apesar do jeito metido, Bessie parece gostar muito das crianças – e nem nota a afeição que Milford tem por ela.

Um Musical

LazyTown traz uma mensagem positiva e saudável para crianças de 2 à 10 anos de idade, e muitas dessas mensagens são passadas através de números musicais, interpretados pelos três personagens principais.

Além de conterem letras motivadoras, as canções também incentivam as crianças a dançarem junto, se exercitando enquanto assistem ao programa.

“Hey, even if you don’t think there’s a way. I'm here to say, black can turn to white and night to day. Oh yes things can change, no matter how weird or wild or strange” – música Anything Can Happen

“And we’re cleaning all together. Cleaning all together. Come along, put things where they belong” – música Cleaning All Together

“Throw it, catch it, kick the ball. You have the power to do it all! Keep it moving never stop 'til you reach the very top. Turn your workout into play. Go all the way” – música Go For It

“Step by step, it will come into view. You know you’re gonna make your dreams come true. Step by step, it’s all up to you. Then pretty soon you’ll show the whole wide world you made something new” – música Step by Step

“Team work do it together. Team work friends forever. We're all for one and one for all. We'll help each other stand tall with team work” – música Team Work

“If things don’t work out like u want this time around, you can try to turn the problem upside down. There’s no use in crying. You gotta keep trying. Because in the end you will discover there is always a way” – música There’s Always a Way

“Get up sleepy-heads, don’t stay in bed. There’s a lot to do and see just come along with me, you know it’s true. You’ll dance, you’ll sing, and clap your hands, run and jump with all your friends” – música Wake Up

Por que LazyTown é bom para as crianças?

O show possuí bons valores para serem apresentados para as crianças. Ao contrário de muitos desenhos e séries voltados para esse público, não tem violência.

Sportacus passa uma mensagem excelente para as crianças. Ele nunca se irrita, nem mesmo com Robbie. Sempre que o vilão apronta alguma coisa, Sportacus acha engraçado e tenta ensiná-lo que aquilo não se faz, o que nunca consegue. Mesmo assim, nunca desiste. Stephanie é amiga, tranqüila e feliz. Está sempre tentando ajudar seus amigos e os motivando a nunca desistirem. Tanto ela quanto Sportacus são ótimos modelos para as crianças.

Além de ensinar sobre como ter uma vida saudável, também ensina o poder da amizade verdadeira, a importância de saber dividir, de conviver com os outros e não julgar. Stephanie mostra que precisamos acreditar em nós mesmos e que nossos sonhos podem se tornar realidade, só depende de nós.

A série não é pretenciosa e não passa valores econômicos como a maioria dos programas televisivos (tanto infantis como adultos). Ninguém se importa com dinheiro, ninguém agride a natureza e todos tentam viver da melhor maneira possível, sem ferir ninguém. Até mesmo o vilão, Robbie, que está sempre tentando derrotar Sportacus, não quer o mal de ninguém, apenas quer ser ele mesmo e ficar sossegado. Ele é um vilão carismático, divertido e inventivo.

bundaEu sei que EU gosto

6 comentários:

Pri Zorzi disse...

Juliano Pedobear!! Hahaha!

Não terminei de ler o texto, passo aqui depois pra terminar :D

Mas já vi que esse é outro trabalho de aula, hahaha! Essa tua cadeira parece legal!

Só um comentário (que foi por isso que eu resolvi comentar agora e não depois): "Produziu vários programas de televisão e teve seu próprio Talk Show, onde mostrava seu talento para a comédia e para a comunicação.". Comédia... e comunicação... claro, aposto como são esses os "talentos" do Sportacus nos quais tu repara primeiro, hahahaha!

Paloma disse...

Mas eu já tinha dito que ia publicar um trabalho sobre LazyTown! :( Na real, eu fiz esse trabalho só para poder publicar aqui. E eu pensei em mandar pra professora um trabalho assim:

LazyTown:

Bunda, bunda, bunda, malha, bunda, músculos, sexy, bunda, bunda músculos, malha, genitália, bunda...

Mas achei que ela não iria entender.

:-D

kawan disse...

lazy town é otimo para as crianças

deywid disse...

que da hora :)

deywid disse...

comoe que vc faz essas coisas sportacus vc faz kapueira

ludmila disse...

ola estefani eu de adoro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...