domingo, 4 de abril de 2010

Educação

AnEducation_DVD-Box-Art
 
Qual a melhor forma de aprender? Ser ensinado em uma sala de aula? Matemática, português, geografia. Ou na rua, vivendo? Jenny (Carey Mulligan) é uma filha exemplar, tira ótimas notas, toca violoncelo, é popular na escola, é culta e tem um namorado decente. O plano de seu pai é que ela vá para Oxford estudar inglês. A vida de Jenny não poderia ser mais perfeita.

Mas será que tudo isso importa? Qual a importância de ser a melhor em tudo, se você não vive? Não se diverte? Não faz nada grandioso? São essas as questões que surgem na mente de Jenny quando ela conhece David (Peter Sarsgaard), um homem mais velho e misterioso que promete à garota uma vida que ela sempre sonhou.

Educação é um retrato do tédio de nossa sociedade, que vive para seguir regras, obedecer, sem realmente viver. Jenny faz tudo que seu pai (Alfred Molina) manda e não sabe lidar de frente com seus verdadeiros problemas.

Molina está excelente no papel de pai controlador que só quer que sua filha tenha uma vida boa e que acaba cego pelos encantos de David, que controla o controlador. O personagem é muito bem construido, sem precisar "falar com palavras" o que sente ou o que pensa. Isso graças ao ótimo trabalho de Nick Hornby (autor dos livros Um Grande Garoto e Alta Fidelidade), em sua primeira vez como roteirista. O roteiro, baseado nas memórias de Lynn Barber é leve e tenso ao mesmo tempo e tem ótimos personagens com ótimos diálogos.

Como complemento, temos uma direção de arte (Ben Smith) estilosa, que recria com perfeição os anos 60 de uma Inglaterra nada cinza. A direção fica nas mãos da dinamarquesa Lone Scherfig, que cupre seu papel de "maestro" juntando todos os elementos e criando algo leve e sutil, mas que causa um certo mal estar (como uma coceira chata na garganta). Por fim, temos a atriz Carey Mulligan, que concorreu ao Oscar por sua interpretação de jovem esperta que se descobre uma mulher inocente.

Educação não tem muitas pretensões e agrada ao mesmo tempo em que nos ensina uma valiosa lição: temos que aprender a nos mexer com nossas próprias pernas - não importa como.
dd-education16.0_0500692118
An Education (2009)
Direção: Lone Scherfig
Roteiro: Nick Hornby, baseado nas memórias de Lynn Barber
Elenco: Carey Mulligan, Olivia Williams, Alfred Molina, Peter Sarsgaard, Dominic Cooper

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...