terça-feira, 20 de abril de 2010

A Caixa

220px-Thebox2009posterteaser
 
O que você faria se tivesse a oportunidade de ganhar US$1 milhão? Você aceitaria ser o responsável pela morte de outra pessoa? Um pessoa qualquer, que você não conhece? Este é o dilema que os personagens de A Caixa, de Richard Kelly, precisam resolver em 24h. Norma e Arthur Lewis (Cameron Diaz e James Marsden) são uma casal americano comum de classe média. Eles precisam de dinheiro para pagar uma cirurgia para Norma e eles acabam de perder uma bolsa que ganhavam da escola em que ela trabalha. Um dia, um misterioso homem aparece em sua porta com uma proposta: aperte um botão, ganhe US$1 milhão e alguém que vocês não conhecem morre. Simples assim.
 
O filme lembra muito o seriado Além da Imaginação (1959) ou até mesmo um livro de Stephen King, onde personagens comuns devem enfrentar mistérios e situações bizarras. A face do inimigo nunca nos é apresentada, causando ainda mais tensão nos espectadores que, assim como os personagens principais, não sabem o que está acontecendo.
 
O roteiro é baseado num conto chamado Button, Button (que por sua vez é, de fato, um episódio de Além da Imaginação), de Richard Matheson, autor dos livros Amor Além da Vida e Eu Sou a Lenda. Talvez devêssemos ficar apenas no livro e deixar o filme de lado, porque a única coisa realmente boa dele é a idéia central.
 
As atuações são tão medíocres que ouso comparar com um episódio de novela, onde todos os personagens falam com um inglês (e português, no caso das novelas) correto e superficial. Cameron Diaz é uma das piores atrizes de Hollywood e fica ainda pior quando se esforça de mais. Já o roteiro é corrido e deixa as coisas confusas, sem explicação. A impressão que passa é a de ler um livro chato, pulando as páginas.
 
A Caixa é um filme ruim com uma fonte boa. É mais um daqueles casos de sair da frente da TV e ler um livro.
 
thebox3
The Box (2009)
Direção: Richard Kelly
Roteiro: Richard Kelly, baseado no conto de Richard Matheson
Elenco: Cameron Diaz, James Marsden, Frank Langella

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...