quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ele Não Está Tão Afim de Você

ele-nao-esta-tao-a-fim-de-voce-poster01

Você saiu com um cara e passou o dia seguinte na frente do telefone esperando uma ligação dele e nada? Vai ver ele se sente intimidado por você. Ele diz que gosta de ti, mas fica com outras e não com você? Talvez ele tenha medo que você não corresponda os sentimentos dele. Ele flerta enlouquecidamente, mas na hora H não faz nada? Deve ser baixa autoestima... Ou... Talvez... Ele não está tão afim de você.

“Ei, eu conheço esse cara com quem você está saindo! É, conheço mesmo. É aquele cara que está se dedicando no momento. Acabou de sair de uma separação horrível, e está abalidíssimo. O divórcio dos pais deixou cicatrizes profundas, e ele agora sente dificuldade em confiar nas mulheres. Nesse momento, ele precisa se concentrar na carreira. Não pode se comprometer com ninguém até arrumar a vida dele. Acabou de comprar um apartamento novo, e a mudança toma todo o seu tempo. Assim que tudo se acalmar, ele vai largar a mulher, a namorada, a porcaria do emprego. Meu Deus, ele é tão complicado! Esse homem é todo formado por essas desculpas. [...] Pois, como já foi dito, os homens preferem ser atropelados por elefantes pegando fogo do que dizer simplesmente que não estão a fim de você. [...] Queríamos tirar as desculpas de dentro do armário, por assim dizer, para serem vistas exatamente como são: desculpas esfarrapadas”.- Trecho do livro Ele Simplesmente Não Está Afim de Você

Lançado em 2004 e escrito por Liz Tuccillo e Greg Behrendt, o livro de autoajuda Ele Simplesmente Não Está Afim de Você foi baseado em um episódio da série Sex in The City, onde a personagem Miranda pede para que o namorado de sua amiga analise um cara com quem ela está saindo. O livro fez tanto sucesso que acabou virando filme, que conta com um elenco de peso, como Ben Affleck, Jennifer Aniston, Drew Barrymore, Scarlett Johansson, Justin Long, Jennifer Connelly, Ginnifer Goodwin, Kevin Connolly e Bradley Cooper. Na direção está Ken Kwapis, que dirigiu o divertidíssimo Um Conto Quase de Fadas (1997).

Os roteiristas Abby Kohn e Marc Silverstein criaram personagens que representam os exemplos criados pelos autores, contando histórias paralelas sobre pessoas que não conseguem compreender o sexo oposto por causa de uma simples e pura falta de comunicação.

Gigi (Ginnifer Goodwin) sofre porque não consegue encontrar um homem que realmente goste dela. Sua vida muda quando conhece Alex (Justin Long), que lhe diz que quando um homem quer uma mulher ele vai atrás, não a deixa esperando. Alex vira uma espécie de guru para Gigi. Beth (Jennifer Aniston) namora Neil (Ben Affleck) há sete anos e acha que já está mais do que na hora deles planejarem o matrimônio. Mas Neil não acredita em casamento e os dois acabam se afastando. Connor (Kevin Connolly) está apaixonado por Anna (Scarlett Johansson) que, apesar de tratá-lo como namorado, se recusa a transar com ele. Ela tem um caso com Ben (Bradley Cooper), casado com Janine (Jennifer Connelly), colega de trabalho de Gigi e Beth.

clip_image001

Me surpreendi com a atuação de Ben Affleck, que interpreta Neil. Diferente de seus papéis usuais, aqui ele apresenta uma atuação delicada e carismática, acabando por transformar Neil no único homem que "presta" de todo o filme. Já Scarlett Johansson parece desconfortável no papel de Anna, a garota que decide roubar o marido de outra a todo custo. Scarlett só fica bem em papéis mais originais e divertidos, como Sondra de Scoop, mas quando se entrega a papéis mais dramáticos acaba com uma atuação forçada e por vezes não tão fluente.

clip_image002

O roteiro é excelente e muito original, afinal de contas adaptar um livro de autoajuda não é um dos trabalhos mais fáceis. E o filme passa a imagem necessária e causa o mesmo impacto: assistir Ele Não Está Tão Afim de Você é como levar um soco no estômago. Ou mergulhar o corpo quente na água fria. Para algumas mulheres (e homens também) esse choque com a realidade pode ser cruel e depressivo.

Um filme recomendado para aqueles que possuem uma barra de chocolates enorme em casa e um ombro amigo para chorar depois. E lembre-se: “'Ocupado' é sinônimo de 'babaca'. 'Babaca' é sinônimo do cara com quem você está saindo”.

2009_hes_just_not_that_into_you_013-500x332

He's Just Not That Into You (2009)
Direção: Ken Kwapis
Roteiro: Abby Kohn e Marc Silverstein, baseado em um livro de Liz Tuccillo e Greg Behrendt
Elenco: Ben Affleck, Jennifer Aniston, Drew Barrymore, Scarlett Johansson, Justin Long, Jennifer Connelly, Ginnifer Goodwin, Kevin Connolly e Bradley Cooper

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...