sexta-feira, 10 de julho de 2009

17 Outra Vez

17_Outra_Vez

Não é de hoje que histórias sobre mudança de corpos e rejuvenescimento (ou envelhecimento) para solucionar problemas pessoais aparecem nas telas de cinema. Quem tem mais de 20 anos (ou gosta bastante do gênero) conhece filmes como Se Eu Fosse Minha Mãe (1976 e 1995), Tal Pai, Tal Filho (1987), A Máquina Do Crescimento (1988), Quero Ser Grande (1988), entre outros. Sem falar em todos os filmes novos sobre o assunto, como o segundo remake de Se Eu Fosse Minha Mãe, Sexta-Feira Muito Louca (2003), o brasileiro Se Eu Fosse Você e sua continuação (2006 e 2009), Garota Veneno (2002) e o ótimo De Repente 30 (2004).

Então por que fazer mais um filme sobre o mesmo assunto? Promover Zac Efron, é claro. Zac ficou famoso com a série de filmes musicais da Disney High School Musical e também atuou no remake de Hairspray. 17 Outra Vez foi feito com um único propósito: atrair garotinhas de 12 anos para o cinema, para que estas gritem e esperneiem, enquanto gastam toda a mesada. E consegue. Em seu primeiro final de semana em cartaz nos EUA, o filme arrecadou 24 milhões de dólares, ficando em primeiro lugar nas bilheterias americanas.

Apesar de ser um grande caça níqueis, o filme não deixa de agradar. É claro que peca na falta de originalidade. Um filme que usa um argumento tão clichê deveria ao menos ter um roteiro não tão óbvio. Mas este é o único defeito. As atuações estão ótimas e Zac Efron consegue se destacar por outra coisa além de seu rostinho bonito, interpretando com muita destreza o jovem Matthew Perry (o Chandler, de Friends). O astro da Disney mostra que sabe atuar de verdade. Sem falar em Thomas Lennon, que interpreta um nerd daqueles que falam élfico e que colecionam action figures. Apesar de estar bem exagerado, o personagem é carismático e divertido, se destacando dos demais.

Em 1989, Mike é o astro do colégio. Ele tem o mundo nas mãos... Até sua namorada Scarlett engravidar. Dezoito anos depois, Mike é um perdedor. Sua esposa pediu o divórcio, seus filhos não querem saber dele e ele trabalha em um emprego sem futuro. Em crise, ele volta para a sua antiga escola onde conhece um misterioso faxineiro que lhe dá uma segunda chance. Assim Matthew vira Zac. A principio, Mike acha que está tendo uma segunda chance de ser importante na escola e de vencer na vida acadêmica, mas na verdade esta chance nada mais é do que uma maneira de uni-lo aos seus filhos e como consequência à sua esposa. Como adolescente ele fica mais próximo de sua família e os enxerga de uma maneira completamente nova. Assim Mike redescobre a si mesmo e o valor que aqueles que o amam possuem.

Um filme engraçado e bonito, que mostra como existem coisas mais importantes na vida do que ser popular. Talvez aquelas menininhas de 12 anos aprendam alguma coisa. Talvez não. Mas eu sei que eu aprendi.

17again03

17 Again (2009)
Direção: Burr Steers
Roteiro: Jason Filardi
Elenco: Zac Efron, Matthew Perry, Leslie Mann, Thomas Lennon, Sterling Knight, Michelle Trachtenberg

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...