quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O que é cinema?

Logo cópia

Sejam bem vindos ao Judas Dançarino!

O que é cinema? De uma maneira mais direta (e talvez até mesmo simplista), cinema é uma palavra originada da palavra grega kinema, que significa "movimento", e "inclui a técnica de projetar imagens para criar a impressão de movimento, bem como uma arte e a indústria cinematográfica" (WIKIPÉDIA). Mas será que é isso mesmo? Será que o cinema pode ser descrito com palavras tão simples?

Para mim, cinema é vida. Cinema é o ar que respiro. É minha droga. Cinema é "Luz, é raio, estrela e luar, manhã de sol, meu iá-iá, meu io-io", seja lá o que isso significa.

Meu amor por esse mundo de fantasias nasceu ainda na infância, quando meus pais me levaram para assistir Uma Babá Quase Perfeita, em um cinema de rua que não existe mais. Esse é o primeiro filme que tenho lembrança de ter assistido. Na época, não sabia quem era Robbie Willians, Sally Field ou Pierce Brosnan, meu Deus, eu nem ao menos sabia ler. Só sabia que gostava da ideia de me sentar em uma sala escura para ver pessoas engraçadas, falando coisas engraçadas, que eu não entendia muito bem.

Foram muitos os filmes que passaram em minha vida e muitos que me marcaram de verdade. Meu objetivo para este blog é falar sobre isso: meu relacionamento com os filmes e como eles me marcaram. Quero levar o leitor a refletir sobre o assunto, sobre suas próprias experiências. Ou então, apenas falar de filmes…

Esse sentimento que certos filmes causam. Essa magia que é despertada por simples imagens em movimento... Para mim, isso é cinema. E para você?

movie

Um comentário:

Rodrigo Nunes disse...

É difícil resumir em palavras a paixão que o cinema desperta nos cinéfilos.

É uma arte maravilhosa, que, nas mãos certas, sempre será capaz de nos empolgar, divertir, emocionar, ensinar, fazer pensar.

Talvez seja a mais perfeita forma de representação de um sonho. E esse sonho, para nossa imensa alegria, nunca terá fim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...